pet shop em campinas

Quem sou eu

Minha foto
maranhense de alma : boieira do Maracanã , criada nos clubes de reggae da Ilha , boliviana e uma apaixonada por tudo que povoa esse universo que nos cerca!!!

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Indicados ao Grammy 2011 - Reggae / Parte I


Grammy Award é o mais prestigioso prêmio da indústria musical internacional  e é uma homenagem anual feita pela National Academy of Recording Arts and Sciences dos EUA - NARAS . Esse prêmio tem todo esse prestígio pois honra as conquistas na arte de gravação musical e provendo suporte à comunidade da indústria musical  e a  National Academy of Recording Arts and Sciences é a única associação a homenagear tanto o âmbito de conquista artística, como também a proficiência técnica e a excelência na indústria musical, sem se importar com as vendas de álbuns ou os resultados nas paradas de sucesso.

Para o universo do reggae a premiação só passou a existir em 1985 quando a Acadêmia instituiu o Grammy Award de Melhor Álbum de Reggae , e que por muitos anos foi chamado de Grammy Award de Melhor Gravação de Reggae. Sobre os indicados de 2011 já tratamos por aqui e com nessa mesma sequência  vamos tratar de cada um dos indicacados , é sempre muito bom conhecer mais sobre a cena do reggae mundial. Regueiro que é regueiro conhece as bandas e se interessa pela sua construção.

Começamos hoje com a banda ISRAEL VIBRATION .




  • Quem é a ISRAEL VIBRATION???
A banda Israel Vibration é formada por uma dupla de jamaicanos , Cecil Spence (Skelly) e Lascelle Bulgin (Wiss) , que são portadores de poliomielite  e se conheceram ainda quando crianças no "Centro de Reabilitação Mona", onde foram internados por suas famílias e desde muito cedo aprenderam que a poliomielite  não seria um fator que os limitasse . Suas vidas mudaram quando descobriram o  Rastafarismo e nele depositaram a sua fé de que tudo poderia ser melhor , começaram a compor e cantar canções que expressassem suas convicções espirituais e de fato tomou outras formas. A formação da banda nos dias atuais já vem de uma mudança , a formação original era um trio- Skelly, Wiss e Apple - sendo que Albert Craig ( Apple) partiu para a carreira solo e a dupla de Skelly e Wiss seguiu os trabalhos da Israel Vibration.

  • Qual  história da banda ISRAEL VIBRATION?
O envolvimento com o Rastafarismo foi tão grande que houve um afastamento natural do Centro de Reabilitação Mona  e passaram , em definitivo, a se envolver com a música e com espiritualidade que a doutrina busca . Aos poucos passaram a receber ajuda da comunidade local e isso os levou a criar coragem para seguir em frente com a carreira de músicos. Sua primeira gravação foi em 1978, que rendeu o álbum Same Song  e já com o primeiro álbum houve uma atenção internacional sobre o que estavam produzindo e mesmo assim , durante algum tempo parecia que nunca iriam passar de bons jamaicanos fazendo aquilo que muitos já faziam. Em 1983  eles se separaram e seus membros foram para os Estados Unidos em busca de um cuidado médico adequado e também de projetos individuais . Anos se passaram e em 1988 houve a grande virada , conheceram Dr. Dread ( presidente e fundador da gravadora Ras) , que estava a  à procura de gravações solo . O próprio Dr. Dread, que já conhecia o trabalho do Israel Vibration  e os admirava , virou para os caras e falou sobre a "unidade é força" e  os aconselhou a voltar a trabalhar juntos em favor de algo maior : o reggae e cultura Rasta . Eles aceitaram e o resto da história faz parte de uma relação que originou mais 18 álbuns como Strength of My Life (1988) , Praises (1990) , Dub Vibration: Israel Vibration in Dub (1990) , Forever (1991) , Vibes Alive (1992) , IV (1993) , I.V.D.U.B. (1994) , On the Rock (1995) , Dub the Rock (1995) , Israel Dub (1996) , Free to Move (1996) , Live Again! (1997) , Pay the Piper (1999) , Jericho (2000) , Dub Combo (2001) , Fighting Soldiers (2003) , Live & Jammin (2003) , Stamina (2007) e o mais recente álbum Reggae Knights (2010)  que os levou  a concorrer ao Grammy Awards de melhor Álbum de Reggae de 2011.




Nenhum comentário: