pet shop em campinas

Quem sou eu

Minha foto
maranhense de alma : boieira do Maracanã , criada nos clubes de reggae da Ilha , boliviana e uma apaixonada por tudo que povoa esse universo que nos cerca!!!

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Rocksteady , a fonte do reggae...

rocksteady é o nome normalmente dado ao ritmo que surgiu na Jamaica nos anos 60 ( 66 - 68 )e que para os pesquisadores está entre o ska e o surgimento do reggae como conhecemos hoje .Podemos dizer que o rocksteady está muito mais próximo do que seria o reggae atual do que o próprio ska , o fato é que essa divisão entre rocksteady e reggae acabou prevalescendo entre os pesquisadores do ritmo e os executivos das gravadoras.






História


" É geralmente aceito que teria sido justamente um cantor, Hopeton Lewis, o primeiro a pedir aos músicos para desacelerar o ritmo do ska para que fosse possível encaixar a letra de uma canção. Nesta gravação histórica, que resultaria no sucesso 'Take it Easy', o pianista Gladstone Anderson teria comentado que aquele era um balanço mais regular, mais firme (rock steady), batizando o novo ritmo. No final de 66, outras canções apareceram retomando o andamento do rhythm & blues de Fats Domino, tão popular na ilha nos anos 50 e aproveitando a batida persistente em que o ska se baseava, criando um som diferente de tudo o que havia sido ouvido antes e que seria a base para tudo o que se faria depois.


A introdução da guitarra e do baixo elétricos em meados dos anos 60 pode ser considerada como um evento fundamental que tornou possível esta mudança no cenário musical jamaicano. Eles permitiram que os músicos criassem linhas de baixo mais ágeis, que serviriam como base para o rocksteady e também para o reggae. Outros atribuem tal reviravolta ao verão excepcionalmente quente de 1966. Por outro lado, Bob Marley chegou a comentar que os instrumentistas ligados ao ska, que tinham como referência musical o jazz e rhythm & blues, teriam ficado insatisfeitos com a parca remuneração recebida e diminuído o ritmo de produção, abrindo o caminho o caminho para novos músicos, mais influenciados pela soul music e pelo rock n'roll. Assim, os metais (saxofone, trombone, trumpete etc), que eram a base do ska, foram para o segundo plano, dando espaço para que os outros instrumentos e a voz dos cantores sobressaíssem. Seja como for, logo o rocksteady caiu nas graças dos novos frequentadores dos dancehalls, um público mais jovem e ansioso por um música que cantasse a vida urbana de uma Jamaica que se modernizava rapidamente.


Talvez por isso os primeiros rocksteady tivessem como tema a vida dos rude boys, a juventude sem emprego, rapazes e moças que muitas vezes haviam acabado de chegar do interior e ficavam a vagar pelas ruas das grandes cidades jamaicanas, `as vezes praticando pequenos roubos, `as vezes se envolvendo em brigas e confusões pelos guetos. Prince Buster e sua canção "Judge Dread" condenava os rudies, enquanto que Bunny Wailer lamentava em "Let Him Go" que sua energia fosse desperdiçada nas prisões. Outros clássicos da época foram "A Message to you Rudy", canção de Dandy Livingstone que seria mais tarde regravada pelo The Specials (ver Skarcéu) e a mais conhecida das 'rude boys songs': "(007) Shanty Town", de Desmond Dekker, que foi incluída na trilha do filme "The Harder they Come". Mas logo as canções românticas e as que cantavam a vida cotidiana se impuseram como as mais identificadas com o rocksteady, embora os temas sociais e as mensagens rasta que dominariam o reggae nos anos 70 já começassem a aparecer."


Leo Vidigal ( leia mais aqui)


Ouçam aqui , a fonte onde o reggae veio beber ...


quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Ziggy Marley | Family Time

Lindo reggae que exalta o valor da família e mostra a grandeza da família Marley!!!

# FAMILY TIME

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Mestre Bob Marley ...

Mestre Marley em sua vertente mais roots , só para aqueles que sabem apreciar...

JAH BLESS YOU!!!!!


Ijaman Levi

Ijahman Levi, nascido Trevor Sutherland (Manchester, Jamaica, 21 de junho de 1946) , alterou seu nome após sua conversão ao RASTAFARISMO quando esteve preso entre 1972/74.  Para o movimento reggae de São Luís é considerado uma lenda e para muitos daqueles que seguem as radiolas pela cidade é o autor do hino de reggae ludovicense , são  quase 8 minutos de uma música que nos dá a certeza de que o reggae é uma música de JAH...


Teremos a sua presença mais uma vez aqui pela Ilha de São Luís no próximo dia 3/12 e garanto que mais vez será maravilhoso...JAH BLESS YOU!!!


Curtam mais um pouco de Ijaman:

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

SOJA - TURNÊ AMERICANA


A banda estado-unidense SOJA ( Soldiers of Jah Army ) que já tem 14 nos de estrada , passa mais uma vez pelo Brasil , depois de pisar em solo argentino , e faz dois shows : em Porto Alegre ontem e amanhã ( 12/11) estará no festival SWU em São Paulo ,  continuando depois sua turnê por mais 4 países americanos ( Chile , Venezuela , Panamá e Costa Rica). Em 2010 a banda esteve em São Luís para um mega show que ficou na história do reggae da cidade , seu reggae é de responsa e suas músicas boas pedras reconhecidas pelos regueiros locais.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Agenda - São Luís


eita que a programação de sexta está no ponto...alguma dúvida?????

Evento: Double Reggae Show.

# dia 11, sexta-feira. / Trapiche, Ponta d’Areia.

# Tribo de Jah, 

# Clinton Fearon, 
# Banda Legenda, 
# Discotecagem: Regueiras Guerreiras, Mad Marley, Jorge Black, Nega Glicia, Lairio Mendes, Junior Black e Tarcisio Selektah

# começando as 21h:00.

Hino do reggae...

Sintam o clima do show de I Jahman , um dos cantores que imortalizaram sua música na JAMAICA BRASILEIRA e está confirmado para um mega show agora em dezembro de 2011 aqui mesmo por essas bandas!!!

JAH BLESS YOU!!!

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Bob Marley - And I love her

Dois grandes amores que me balançam , Bob Marley e Beatles!!!!
Mestre Marley sempre a frente na sua sensibilidade...

JAH BLESS YOU!!!!

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

O reggae é isso mesmo , solidariedade e amor ao próximo!!! Essa campanha de ajuda aos flagelados da África está no site oficial de Bob Marley e nos faz pensar nas condições que se encontram nossos irmãos africanos e mais , pensar no que de fato estamos fazendo para o nosso irmão que muitas vezes está bem do nosso lado...a África precisa de nós , caso não possa ir tão longe nessa doação pense que podes ajudar alguém do seu lado!!!

#caridade deve ser um ato natural...